
A gente se aposenta de um trabalho e não da vida!
Depois que me aposentei da carreira jurídica, curiosa e inquieta que sou, queria explorar outras possibilidades, aprender coisas novas e descobrir que mulher era esta que estava desabrochando com a idade madura.
Procurei uma conhecida agência de recolocação de profissionais e expus minha vontade de mudar de área e encontrar um novo lugar no mundo para mim. O meu entusiasmo virou pó ao ouvir que fora da área jurídica não haveria nada para eu fazer porque toda a minha experiência era naquele nicho. Ou seja, eu não poderia ousar pensar fora da caixa, nem pretender criar nada diferente daquilo que eu sempre fiz. Lembro de chegar em casa, me trancar no meu quarto, apagar as luzes e chorar no escuro. Eu estava acabada aos 56 anos! Juro que perdi a graça, mas, felizmente, ainda me restava um brilho! Decidi não aceitar a sentença de morte em vida.
Procurei a IVA CARDINAL, consultora empresarial e mentora de negócios, contei a minha história e ganhei uma mentora de carreira. Entendi que eu gostaria de fazer algo ligado à aquisição de conhecimento e conexão com outras mulheres!
Assim, aos poucos, foi nascendo a Rosa dos Ventos – Conexão Feminina, um projeto autoral para mulheres 45+, no qual, por meio de encontros presenciais e online, oportunizo experiências de trocas reais de valorização da idade madura, abordando temas ligados ao autoconhecimento, saúde e beleza, lazer e cultura e aquisição de novas tecnologias, inspirando as mulheres a descobrir a maturidade como um espaço possível para a realização de sonhos. Os nossos encontros são pensados para mulheres curiosas e em constante movimento, que acreditam que ainda há muita vida em seus sonhos!
Com a ajuda da PRISCILLA AZEVEDO, mentora de negócios, meu projeto ganhou uma identidade visual e uma presença digital. A querida ELZA GIL, com seu jeitinho doce e muita eficiência, chegou para me dar suporte na organização dos encontros. Apresentei as minhas ideias para a psicóloga SHEYLA MARIA BOROWSKI, a consultora de imagem RAISSA FERNANDES, a fotógrafa CARLA ZIGON e o LEO MENEZES, cofundador do site BARBADAS PELO MUNDO e, surpresa: todos acreditaram no projeto e em agosto/2019 iniciamos 4 encontros, impactando quase 100 mulheres.
A agenda para 2019 foi:
26/08 – Tema: “Estilo e maturidade” com a Consultora de Moda Raíssa Fernandes
30/09 - Tema: ”Perdas e Ganhos na maturidade” com a Psicóloga Sheyla Borowski
28/10 – Tema: “Como acumular milhas sem sofrer” com Leo Menezes (Barbadas pelo Mundo)
25/11 – Tema: “Aprendendo a melhorar suas fotos no celular” com a fotógrafa Carla Zigon
Com a pandemia do Covid-19, decidi iniciar uma série de lives para continuar entregando conteúdo do interesse do público maduro. Eu, que jamais havia feito uma live, já fiz mais de 20 e sigo em frente com o apoio e carinho da minha audiência, mantendo vivo o interesse pelo meu projeto.
Quase no final de 2020, outra grata surpresa: um dia, a PRISCILLA AZEVEDO, minha amiga e mentora, disse-me que o grupo O BOTICÁRIO estava selecionando 200 mulheres 40+ em todo o Brasil para receberem uma capacitação para serem novas influenciadoras digitais, democratizando a influência digital para além da idade. Fiz a inscrição e entre 3.200 mulheres fui selecionada para ser uma das 200 que participam do projeto #GeraçãoBotik. Graças à iniciativa inovadora do O BOTICÁRIO eu tenho a oportunidade de melhorar a forma como eu me comunico nas redes sociais para me colocar a serviço de outras mulheres maduras na tentativa de retirá-las da invisibilidade e inspirá-las a acreditar que a vida vale a pena em qualquer idade. Como uma corajosa Nanoinfluenciadora, compartilho em minhas redes sociais o meu jeito de envelhecer, que já atraiu a simpatia de algumas marcas queridas, as quais me presentearam com produtos de excelente qualidade e que fiquei muito orgulhosa em divulgar nas minhas redes sociais: a MARY KAY; a PORSIWEAR – loja de beachwear feminino - e a AROMMESTORE – loja de velas, home spray e difusores de ambiente -, além do O BOTICÁRIO, que me convidou para experimentar produtos da linha Botik: o Ácido Hialurônico e a Vitamina C – 10%. E não dá para esquecer EDUARDO STÜRMER que ofereceu uma linda e delicada joia para ser sorteada no primeiro encontro da Rosa dos Ventos e a TEASE ME! Sex Shop que sorteou um mimo na live que fiz com a sexóloga Laura Meyer sobre sexualidade na maturidade.
No final de 2020, realizei o primeiro encontro online da Rosa dos Ventos com a maravilhosa nutricionista JOSELAINE STURMER, com o apoio de outras 3 marcas gaúchas queridas: a UNIAGRO, a BOA FÓRMULA e a VIDA DIGITAL.
Mais recentemente, em 2021, no formato de live ‘Histórias Maduras” apresento uma mulher inspiradora para contar sua história e, assim, ouvindo-nos umas às outras, vamos refletindo sobre a nossa vida, nossos sonhos e nossos desafios, encontrando uma forma de envelhecer em paz!
Com humildade e perseverança, no meu ritmo, sigo definindo o que quero ser neste novo ciclo, aceitando os desafios e não permitindo que alguém me encerre dentro de um único quadradinho. Com 59 anos, eu me considero um projeto em aberto: tento aprender todo o dia o que eu nasci para ser e, enfim, SER!
Para me ajudar a parir esta nova mulher madura, a partir de 2021 conto também com um site para chamar de meu: o Rosa dos Ventos – Conexão Madura! Sim, meu projeto amadureceu e mudou de nome para ficar mais alinhado com o meu público: as mulheres maduras! Por aqui você vai encontrar:
· OLHAR MADURO: dicas culturais sobre livros, filmes, séries, viagens, etc que eu curto e consumo!
· MADURAS NA PASSARELA: vou mostrar looks que eu gosto de usar e espero que você goste também!
· MESAS & CORAÇÃO: vou compartilhar com você meu amor pela mesa decorada e a arte de receber!
· NOVAS MADURAS: vou dividir com você o meu jeito de envelhecer e enfrentar os desafios próprios da maturidade.
· BELEZA ESPERTA: vamos falar sobre dicas de beleza para a mulher madura
· MULHERES MADURAS QUE INSPIRAM: vou apresentar a vocês mulheres inspiradoras que enfrentam a maturidade sem medo.
· SAÚDE & LONGEVIDADE: vamos aprender como conquistar uma longevidade ativa e saudável.
· AMOR MADURO: vou contar um pouco da minha experiência com o amor na idade madura – um amor que segue firme e forte há quase 30 anos.
"Penso, como a ativista Malala, que a educação é o poder das mulheres. Para aprimorar o que já faço intuitivamente – debates e reflexões sobre o processo do envelhecimento -, e adquirir mais embasamento científico e autoridade sobre o assunto, iniciei, em outubro/2021, o curso EAD de Gerontologia no Hospital Albert Einstein. Então, se tudo der certo, no ano que vem, ao completar 60 anos, terei o título de GERONTÓLOGA e iniciarei uma nova carreira em uma nova área e um novo desafio. A ideia, é, até o último suspiro, aprender e evoluir. Isto é o que me nutre! "
Então, prazer! Meu nome é Silvana Goulart. Tenho 59 anos, mas estou só começando... Sou casada e apaixonada há quase 30 anos e tenho uma filha chamada Gabriela. Nasci sob o signo de leão com um grande impulso de vida colado em mim. Eu quero inspirar as mulheres maduras a acreditarem na sua força interior e a se colocarem em movimento, na direção de uma vida mais plena, mais saudável e mais feliz!
Como diria o saudoso Nico Nicolaiewsky, “Só cai quem voa, só quem tira o pé do chão”!
Que bom saber que você está aqui comigo! Espero que você goste da minha companhia e me ajude a construir a Rosa dos Ventos dos nossos sonhos!
Seguimos com fé e esperança!